terça-feira, março 21, 2006

Obras: "Escrever um livro, plantar uma árvore, fazer um filho"

Sim, eu gostava de escrever um livro,
mas parece-me que não teria leitores que me quisessem e pudessem ler.

Sim, eu gostava de plantar uma árvore,
mas parece-me que já não existe terra suficiente para semear e colher.

Sim, eu gostava de fazer um filho,
mas parece-me que não há mulher que comigo queira se envolver.

E sem árvores para dar papel não é possível escrever.

Hoje, a situação é tal que quase se poderia dizer:
só analfabetos escrevem livros,
só madeireiros plantam árvores
e só crianças fazem filhos.

Escrever um livro, plantar uma árvore, fazer um filho…
É cada vez mais difícil alcançar a plenitude.
Escrever um livro, plantar uma árvore, fazer um filho…
No rasgar, derrubar e abandonar é que está a virtude?


Hoje, 21 de Março de 2006, celebra-se o Dia Mundial da Poesia... e o Dia Mundial da Árvore.

Poema (Nº 254) escrito em 1992 (antes de ser publicado o meu primeiro livro e de nascer a minha primeira filha – ainda me falta plantar uma árvore!) e incluído no meu livro «Espelhos».

Sem comentários: