segunda-feira, outubro 30, 2006

Opções: «Grandes Portugueses»

Hoje, 30 de Outubro, decidi participar na iniciativa «Grandes Portugueses», promovida pela RTP. Pelo que enviei um SMS com o nome da figura histórica que, na minha opinião, foi – pode ter sido – o maior (o melhor?) português de todos os tempos: Afonso de Albuquerque.
Primeiro que tudo, há um inegável factor de proximidade: aquele Vice-Rei da Índia nasceu praticamente no mesmo sítio onde eu vivo desde que nasci: o actual concelho de Vila Franca de Xira, mais concretamente em Alhandra. Porém, mais importante do que isso é o facto de Afonso de Albuquerque ter verdadeiramente corporizado o período, o momento da História em que Portugal foi efectivamente mais... grande – em terras e mares sobre os quais exerceu o seu poder – e mais forte. Sob o comando daquele nosso compatriota, meu conterrâneo, o nosso país alcançou o máximo de dimensão... e de coragem.
Actualmente, o seu perfil e o seu percurso estão algo esquecidos da memória colectiva dos portugueses – provavelmente porque ele é, sem dúvida, o símbolo supremo do nosso passado colonial, imperial, e, logo, «politicamente (e historicamente?) incorrecto». No entanto, talvez no próximo ano possam existir pretextos para o «redescobrimento» de Afonso de Albuquerque. Na verdade, em 2007 assinalam-se: os 500 anos (foi em 1507...) do início da sua vitoriosa campanha militar na Ásia – e da construção da Fortaleza de Ormuz; e os 450 anos (foi em 1557...) da publicação, pelo filho Brás de Albuquerque, dos «Comentários de Afonso de Albuquerque». Por isso, aguardem...

Sem comentários: