quinta-feira, março 27, 2008

Outros: «ARNE!» no Uchronia

«A República Nunca Existiu!» já está presente no Uchronia, um sítio dedicado especialmente à ficção no género fantástico e que tem como objectivo a listagem de obras no subgénero de história alternativa. Uma inclusão - e uma honra - que se devem particularmente ao empenho de um dos participantes no projecto: Gerson Lodi-Ribeiro.

segunda-feira, março 10, 2008

Outros: Afinal, mais uma…

Corrigindo e actualizando a informação dada no meu texto anterior, afinal «A República Nunca Existiu!» foi mencionada em mais uma revista - a quarta - na sua edição de Março. De facto, a Magazine Artes (Nº 60) faz uma referência (não assinada, página 88, com imagem da capa) ao livro, referência essa que é basicamente uma reprodução do texto da contracapa. Porém, foi acrescida a alegação de o nome da obra estar «glosando um título de (João) Bénard da Costa a respeito do cinema português», o que não é, obviamente, verdade.

segunda-feira, março 03, 2008

Outros: Mais três no terceiro mês

«A República Nunca Existiu!» foi mencionada nas edições de Março de três revistas: Os Meus Livros (Nº 61), esta pela segunda vez, Tempo Livre (Nº 191) e Blitz (Nº 21).
Na primeira (página 66, com imagem da capa) é novamente Filipe d’Avillez quem assina o texto, agora uma breve recensão, intitulado «Os tempos que não foram». Atribuindo ao livro a classificação de três estrelas e meia, aponta como prós daquele «o tema; o género; alguns dos contos mais bem conseguidos» e como contras «os (contos) que fogem ao tema e as variações de qualidade» dos mesmos. «O saldo final é sem dúvida abonatório, tanto pela diversão como pela aposta num género que tem muito por onde explorar ainda.»
Na TempoLivre (página 32, sem imagem da capa), e na rubrica «Livro Aberto» da secção «Boa Vida», José Jorge Letria refere «A República Nunca Existiu!» como uma das propostas que se distinguem na ficção narrativa de edição recente, «merecendo especial destaque o texto de João Aguiar».
Na Blitz (página 108, também sem imagem da capa, canto inferior direito), e na rubrica «Livros» da secção «Guia», João Villalobos indica que se deve «espreitar» a nossa obra.

domingo, março 02, 2008

Orientação: Nova Águia

Escolhi o dia de hoje para dar início à minha colaboração no blog da revista Nova Águia, duas iniciativas da Associação Agostinho da Silva, as quais mencionei aqui pela primeira vez no passado dia 6 de Fevereiro. Faço-o com uma referência aos (três) prémios que a Sociedade Histórica da Independência de Portugal vai atribuir este ano.