quarta-feira, abril 30, 2008

Olhos e Orelhas: Primeiro Quadrimestre de 2008

A literatura: «Agostinho da Silva e a Cultura Portuguesa» e «O Último Minuto na Vida de S.», Miguel Real; «O Silêncio dos Livros/Esse Vício Ainda Impune», George Steiner/Michel Crépu; «Siddhartha», Hermann Hesse; «O Segredo do Espadão», Edgar Pierre Jacobs; «2061 – Odisseia Três», Arthur C. Clarke.
A música: «Wednesday Morning, 3 A. M.», «Sounds Of Silence», «Parsley, Sage, Rosemary And Thyme», «Bookends» e «Bridge Over Troubled Water», Simon & Garfunkel; «What’s Going On», Marvin Gaye; «The Downward Spiral», Nine Inch Nails; «Songs From The Wood», Jethro Tull; «Discovery», Electric Light Orchestra; «Drama», Yes; «Come On Over», Shania Twain.
O cinema: «Piratas das Caraíbas – No Fim do Mundo», Gore Verbinsky; «King Kong», Peter Jackson; «Ratatouille», Brad Bird; «Quebrando as Ondas», Lars Von Trier; «Rapariga com um Brinco de Pérola», Peter Webber; «Longe do Paraíso», Todd Haynes; «Conheçam os Robinsons», Stephen Anderson; «Pés Alegres», George Miller; «Plano de Voo», Robert Schwentke; «Fanny Hill», Valentine Palmer; «A Sentinela», Clark Johnson; «Transformadores», Michael Bay; «O Reino», Peter Berg; «Kinsey», Bill Condon; «Adaptação», Spike Jonze; «Hora de Ponta 3», Brett Ratner; «Miss Congenialidade 2: Armada e Fabulosa», John Pasquin; «V de Vingança», James McTeigue; «Miami Vice», Michael Mann; «Serenidade», Joss Whedon.
E ainda…: «O Dia do Regicídio», Fernando Vendrell (RTP); «Stanley Kubrick - Uma Vida em Imagens», Jan Harlan (DVD); Câmara Municipal de Vila Franca de Xira/Celeiro da Patriarcal - CartoonXira 2008+«Este Rectângulo»/João Abel Manta; Xiradania/Clube Vilafranquense - «A Nova Vilafranca» (Debate com Gonçalo Ribeiro Telles, Luísa Schmidt e Rui Perdigão).

quarta-feira, abril 16, 2008

Outros: «A República…»... «em linha»

Até agora tenho tentado indicar as principais referências feitas ao livro «A República Nunca Existiu!» feitas nos órgãos de comunicação social «tradicionais» - jornais, revistas, rádio e televisão. Mas é chegada a altura de mencionar igualmente, se não todas, pelo menos algumas das principais alusões àquela obra colectiva - que eu concebi, organizei e em que também participei - na «blogosfera portuguesa»… e não só. A este respeito podem estabelecer-se duas categorias de sítios na Internet: os dos próprios participantes no projecto; e os dos outros.
Na primeira categoria, é de apontar: o sítio da Simetria; o do Esquinas; as páginas pessoais de João Seixas e de Sérgio Sousa-Rodrigues.
Na segunda categoria, é de apontar, entre outros, e por ordem alfabética: Almanaque Republicano; Bad Books Don’t Exist; Companhia dos Animais; Correio do Fantástico; Estante de Livros (uma e duas); Fórum Defesa; Innerspace; Muito Para Ler; Segredo dos Livros; Somos Portugueses; Tecnofantasia.

Orientação: Esquinas (14)

Agora através do Esquinas - e, apropriadamente, no Dia Mundial da Voz! - de novo revelo os 20 discos da minha vida… até agora! Três portugueses, dezassete estrangeiros. Todos fundamentais, todos inesquecíveis.

quarta-feira, abril 09, 2008

Orientação: Nova Águia (2)

A minha segunda contribuição para o blog Nova Águia, colocada hoje, tem como tema a recente – e fortíssima – «praga» de estrangeirismos (mais concretamente, anglicismos) que tem afectado a língua portuguesa. Escrito na sequência da grande polémica em curso sobre o Acordo Ortográfico, este texto, que assenta em muito num artigo que escrevi e publiquei na revista Comunicações há cerca de seis anos, pretende ajudar a demonstrar que existem ameaças maiores ao nosso idioma do que as propostas de alteração na sua ortografia – que, concordo, são excessivas e desajustadas.

segunda-feira, abril 07, 2008

Outros: Uma mensagem de um leitor

Recebi hoje esta mensagem:

(…) Chamo-me Bruno Fonseca e sou estudante de Antropologia aqui em Lisboa, mas já estive em História no Porto (de onde sou). (…) Venho dar os parabéns pelo livro «A Republica Nunca Existiu!», que é, a meu ver, uma obra pioneira da História Alternativa aqui em Portugal. Sei que muita gente participou mas dou-lhe os meus parabéns a si por, por um lado, ter coordenado aquele excelente trabalho, e, por outro, porque o seu conto «A marcha sobre Lisboa» ser o meu preferido . Pode-se mesmo lamentar que as coisas não se tenham passado daquele forma, que não tenha havido alguém forte (porque não um rei?) capaz de deter a besta do Salazar! Li aquele conto ao fim de um dia em que estava particularmente triste e até fiquei mais animado, embora ao mesmo tempo lamentasse por aquilo não ser verdade... Devido a coisas que passei, e embora só tenha nascido nos anos 80, odeio profundamente o fascismo! Acho mesmo que muitos dos problemas do Portugal de hoje têm origem na mentalidade mesquinha de muita gente... que foi moldada pelo Estado Novo. (…)

Quero agradecer ao Bruno por: ter comprado o livro; ter gostado dele; ter tido o trabalho, e o cuidado, em me contactar; ser um adepto da literatura fantástica em geral e da história alternativa em particular; e concordar comigo em como Salazar foi a pior desgraça que aconteceu em Portugal no último século.