terça-feira, março 31, 2009

Oráculo: «Espíritos…», dia 8, em Lisboa

O meu novo livro, «Espíritos das Luzes», vai ser apresentado no próximo dia 8 de Abril, pelas 18.30 horas, na FNAC Chiado, em Lisboa, com a presença e intervenção de Miguel Real.
Editado pela Gailivro (uma empresa do grupo Leya), «Espíritos das Luzes» integra a colecção «1001 Mundos», que já inclui, entre outros autores, Stephenie Meyer («Nómada», «Eclipse», «Lua Nova», «Crepúsculo»), Anthony Horowitz, («A Sociedade das Trevas», «Estrela Maldita», «O Portão do Corvo»), Anne McCaffrey («O Dragão Branco», «A Demanda do Dragão») e Geoff Ryman («Ar»).
Na contracapa pode ler-se: «Era uma vez, num outro universo, em outro espaço e outro tempo, um planeta chamado Portugal... que fora abalado por um terrível terramoto que quase destruíra por completo a capital, Lisboa. O Marquês de Pombal, o todo-poderoso primeiro ministro do Rei D. José, prometeu, confiante na capacidade dos seus arquitectos e engenheiros, e também na de milhares de operários-robôs, que a cidade seria reconstruída, para diferente e para melhor, em sete dias. Entretanto, aterra no astroporto do Cais das Colunas uma nave que traz o milionário inglês William Beckford. À sua espera está um seu amigo português, o poeta Manuel Bocage, e os dois iniciam um percurso pela megalópole em acentuada e acelerada mutação, durante o qual irão encontrar, além de Sebastião José, outros personagens importantes e fascinantes, entre os quais o Intendente Pina Manique, a Marquesa de Alorna, Voltaire, a Rainha D. Maria I, Kant, António Ribeiro Sanches, Luís António Verney, Luísa Todi... Por entre manifestações místico-religiosas, encontros científicos e culturais, discussões de política galáctica e orgias tecno-sexuais, Beckford e Bocage ver-se-ão à mercê de um misterioso e inquietante indivíduo, que acabará por os levar até a um sítio onde se guarda o mais espantoso, o mais extraordinário segredo de Portugal...» Os dois primeiros capítulos podem ser lidos aqui.
Entretanto, referências têm sido feitas nos media sobre a edição e a apresentação de «Espíritos das Luzes», nomeadamente: Antena 1; Correio do FantásticoDiário Digital; Marcador de Livros; Nova Águia; Porta-Livros; Tecnofantasia.

segunda-feira, março 30, 2009

Orientação: Primeiro texto na Plataforma

Por convite de João Távora, a partir de hoje colaboro também no blog da Plataforma do Centenário da República – uma acção (mais ou menos) regular que se adiciona à minha participação pontual no sítio principal deste projecto, iniciada a 15 de Março com a inclusão do meu artigo «Keil, Fialho e Bruno». E a minha primeira contribuição é uma referência à citação que eu escolhi para abrir o livro «A República Nunca Existiu!»

sábado, março 21, 2009

Oráculo: Tradução para 2009

Hoje, Dia Mundial da Poesia, é sem dúvida o momento certo para informar que o livro em que tenho estado a trabalhar com mais empenho recentemente – especificamente, desde Agosto do ano passado – consiste numa compilação de 50 poemas, por mim seleccionados e traduzidos para português, de um notável autor (estrangeiro, claro) do século XIX; mais concretamente, de um poeta que nasceu em 1809 – cumpre-se pois, este ano, o seu 200º aniversário – e que visitou Portugal em 1859 – cumpre-se pois, este ano, o 150º aniversário dessa viagem. Mais importante, e mesmo insólito: a concretizar-se, este livro que estou a preparar será o primeiro desse «trovador» na nossa língua, pelo que constituirá uma estreia com um atraso de, pelo menos, mais de um século. O meu objectivo é publicá-lo, obviamente, este ano, talvez em Setembro próximo.

domingo, março 15, 2009

Orientação: Artigo na Plataforma

A partir de hoje está também disponível, no sítio da Plataforma do Centenário da República, o meu artigo «Keil, Fialho e Bruno», publicado originalmente em 2007.

sexta-feira, março 13, 2009

Outros: Amigos com novos livros

Sendo este blog, obviamente e principalmente, um meio para a divulgação das minhas actividades, com destaque para livros e artigos, também tem espaço para divulgar (aliás, já o fiz antes...) as novidades literárias de amigos.
Luís Ferreira Lopes, com quem eu escrevi «Os Novos Descobrimentos – Do Império À CPLP: Ensaios sobre História, Política, Economia e Cultura Lusófonas», publicou no início deste ano «Seja Mais Esperto do que a Crise» - uma obra adequada aos tempos que correm.
Entretanto, vários dos autores que comigo colaboraram em «A República Nunca Existiu!» lançaram igualmente novos livros nestes últimos 12 meses.
«Leva-me esta Noite» é o titulo do novo romance de Cristina Flora. «O Priorado do Cifrão» é o título do novo romance de João Aguiar. Maria de Menezes participou com o conto «A Viagem para o Céu» na antologia «Comboio com Asas», uma das várias iniciativas que assinalaram os 500 anos da cidade do Funchal.
Miguel Real, sempre incansável e prolífico, editou não um, não dois, não três, mas sim quatro livros desde «A República...»: «Matias Aires – As Máscaras da Vaidade», «Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa», «Padre António Vieira e a Cultura Portuguesa» e «O Sal da Terra». Já Sérgio Sousa Rodrigues tem um novo ensaio: «A Mitologia Portuguesa».
De João Seixas, e enquanto não estão prontos «A Alma do Louva-a-Deus» e «Zeppelins sobre Lisboa» (este a continuação/desenvolvimento do seu conto «A noite das marionetas» em «A República...»), podemos ir lendo, no computador, «O Terceiro Rosto de Jano», a obra que ele tem estado a escrever com Luís Filipe Silva.