quarta-feira, julho 25, 2012

Obras: «Um Novo Portugal» já está à venda

Anunciei-o a 16 de Abril último. Com uma capa da autoria de Pedro Piedade Marques (que já desenhara e paginara «Poemas», de Alfred Tennyson, que eu traduzi) que exprime muito bem, e de um modo impressionante, o conceito que o sustenta e os sentimentos que o animam, já está à venda – principalmente nas lojas Bertrand e FNAC, mas não só – o meu novo livro «Um Novo Portugal - Ideias de, e para, um País», talvez o livro mais politicamente incorrecto – e provocador, e polémico – publicado nos últimos anos nesta nação em auto-destruição.
A edição é da Fronteira do Caos e a distribuição é da Gradiva. Quem se «atrever» a adquiri-lo e a lê-lo que me faça chegar, depois, os seus comentários. Apontem os textos que preferiram e/ou os que detestaram. Enfim, gostaria de saber as vossas opiniões. A apresentação pública da obra está prevista mas não marcada; talvez Setembro, talvez Outubro… Aguardem mais novidades.  

sexta-feira, julho 20, 2012

Oráculo: No MdE 2, em Novembro

Tal como para o «Episódio I», realizado em 2010, fui (novamente) convidado pelo Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para participar como orador no colóquio internacional sobre ficção científica e fantasia «Mensageiros das Estrelas – Episódio II», que irá decorrer, no edifício daquele estabelecimento de ensino superior, nos dias 28, 29 e 30 de Novembro deste ano. O meu nome, fotografia e (breve) biografia já estão em destaque, no sítio da iniciativa, na página dos convidados nacionais – há também uma versão em inglês. Mais novidades sobre o evento em geral e a minha colaboração – que irá além da conversação – naquele em particular serão dadas oportunamente. (Também no Simetria.)  

quinta-feira, julho 12, 2012

Outros: Sim, as «humáquinas» existem!

Recentemente, no passado mês de Maio, foi notícia em todo o Mundo a proeza cometida pela norte-americana Cathy Hutchinson: tetraplégica há 15 anos, bebeu um café… com o auxílio de um robot, um «braço» electrónico com «mãos», comandado pelo seu cérebro no qual foi inserido um chip.
Mais recentemente ainda, em Junho, foi também notícia em todo o Mundo o projecto de «entrar» no cérebro de nem mais nem menos de… Stephen Hawking: através da utilização e do desenvolvimento de um dispositivo denominado iBrain, pretende-se potenciar a comunicação do famoso cientista inglês por via das suas ondas cerebrais devidamente captadas, tratadas e «traduzidas» por computador.
Estes sucessos sensacionais, dois casos de «mente sobre a matéria», só são surpresas para quem não tiver lido o meu artigo «Humáquinas – A ciência e a tecnologia estão a criar novos corpos», escrito e publicado em 2008 (primeiro no Público, numa versão inicial reduzida, depois no Simetria, na versão integral) e que me proporcionou, em 2009, (mais) um Prémio Editorial (de jornalismo) Sociedade da Informação. Sim, em muitos aspectos o futuro é já hoje, é já presente; sim, em muitos aspectos a ficção científica é já um facto. (Também no Simetria.)   

terça-feira, julho 03, 2012

Outros: Contra o AO90 (Parte 4)

«A suspensão», Vasco Graça Moura; «Desacordos», Luciano Amaral; «O Acordo Ortográfico – inútil e prejudicial», Anselmo Borges; «A CPLP, Abril, o sector e o setor», «Os nomes dos meses – Abril na CPLP», «Acordo Ortográfico – constrangimentos, insuficiências e implicações negativas», «A grande tourada dos alunos de Letras», «Descubra o estudante do Técnico que há em si» e «A persistência do caos ortográfico – a APP», Francisco Miguel Valada; «SOS», Fernando Paulo Baptista; «As editoras mais longe dos leitores», «Há males que vêm por bem», «Um “acordo”, três grafias» e «Um acto de cidadania», Pedro Correia; «A CPLP e a consagração do desacordo ortográfico», António Emiliano; «abril com caixa baixa», «É agora que nos vamos ver livres da receção?» e «Aventuras herbáceas e erros de podar», Nuno Pacheco; «As mudas e os “espetadores”» e «Mensagem aos dirigentes do SPGL e da FENPROF e aos directores (ou “diretores”?) das suas revistas», António Marques; «Carta ao Secretário de Estado da Cultura» e «Carta ao Primeiro-Ministro», António de Macedo; «A acta do cidadão», José Mendes Bota; «A invenção da existência», David Soares; «A cimeira da CPLP em Luanda, sobre o desacordo ortográfico…», Maria Elisa Ribeiro; «Nós é que agradecemos», Fernando Alberto; «Carta à Universidade Lusófona» e «Novo e-mail ao Primeiro-Ministro a propósito do AO90», Rui Miguel Duarte; «Obrigado pelo Acordo Ortográfico», Nuno Ferreira; «Olhos nos olhos», Maurício Barra; «Há alturas em que é preciso apontar o culpado», Pedro Quartin Graça; «Pensando bem, o acordo ortográfico tem mesmo muita piada», Rui Rocha; «Uma caricatura de nação», Samuel Paiva Pires; «A herança», Maria José Abranches; «Declaração de Amor à Língua Portuguesa», Teolinda Gersão; «Acordo Ortográfico – Jornal de Notícias pára para ver», «(…) – António Houaiss reconhecia o valor diacrítico das chamadas consoantes mudas», «(…) – Entremez muito simples sobre a arte de não responder» e «(…) – A leviandade de José Eduardo Agualusa», António Fernando Nabais; «O Acordo Ortográfico em Moçambique» e «Ainda o Acordo Ortográfico», José Pimentel Teixeira; «Para os amantes do AO», Ana Vidal; «Quando um autor estrangeiro repudia o Acordo Ortográfico português», José Mário Silva. (Também no Esquinas (128) e no MILhafre (62). Referência no Delito de Opinião.)