segunda-feira, maio 27, 2013

Outros: Uma recensão ao meu livro…

… «Um Novo Portugal – Ideias de, e para, um País», editado em 2012 pela Fronteira do Caos, pode ser lida na mais recente edição – Nº 9, 2013/5 – do boletim Correio Real, órgão oficial da Causa Real portuguesa, nas páginas 26 e 27. Foi escrita por Nuno Pombo, presidente da Direcção da Real Associação de Lisboa.
Alguns excertos: «(…) Não são muitos os que oferecem o seu percurso, deixando a nu as suas falhas pretéritas. Como intuo serem mais os que se louvam na congruência, ainda que reincidente no erro, do que os que se revêem no porfiado caminho em direcção à Verdade. (…) A citação de Jorge Sena com que o livro abre não é senão uma provocação - “(…) eu não mereço a pouca sorte de ter nascido nela [nesta Pátria]” (p.11). Quem parte deste princípio não se preocupa com o futuro da Pátria. Só se amargura com ele, com o futuro da Pátria, só sofre com a Pátria ou por causa dela quem se sente essencialmente imbricado com ela. É esse, manifestamente, o caso de Octávio dos Santos. (…) Alguns dos textos deste livro ficaram presos no tempo ou no espaço. São o seu testemunho do que vivia quando os escreveu e não perdem interesse por isso. Mas outros há que não foram beliscados pela cronologia. Podiam ter sido escritos … amanhã. (…) Mesmo quando não concordamos com todos os seus pontos de vista, e algumas vezes me afastei deles, o pensamento de Octávio dos Santos está longe de ser passadista, anquilosado e redutoramente conservador. (…)»
Ontem, 26 de Maio, estive na Feira do Livro de Lisboa, onde também autografei exemplares de «Um Novo Portugal», que continua à venda nos pavilhões (B56-B58-B60) da Gradiva até 10 de Junho. 

Sem comentários: