domingo, janeiro 12, 2014

Obrigado: Aos que compareceram ontem…

… No Café Saudade, em Sintra, para assistirem e participarem na sexta sessão da iniciativa Poesia e Café/Poetry & Coffee, promovida pela associação cultural Caminho Sentido e conduzida por Filipe de Fiúza, poeta sintrense. A uma e a outro agradeço, mais uma vez, o convite. A tertúlia foi dedicada a Alfred Tennyson, e baseada no livro «Poemas», com traduções minhas daquele autor…
… Dele tendo sido lidos: por Filipe de Fiúza, «A carga da Brigada Ligeira» (na versão original, e a tradução por Jorge Cosme), «Amor e Morte», «Liberdade», «O poeta» e «Por um evolucionista»; por Jorge Cosme, «A canção do poeta», «A casa deserta» e «As fadas do mar»; por ambos, «As duas vozes»; por Jorge Vicente, «Sir Lancelot e a Rainha Guinevere»; por mim, «Parte, parte, parte» (também na versão original), e ainda «The Revenge – A Ballad of the Fleet» (unicamente na versão original, porque não integra o livro) em homenagem e em memória de Paulo Lowndes Marques, que me mencionou aquele aquando da apresentação de «Poemas» em Lisboa, em 2009, na Câmara de Comércio Luso-Britânica. Nos intervalos das leituras respondi a perguntas sobre a biografia, a vida e a obra, de Alfred Tennyson, com especial e inevitável destaque para a sua visita a Portugal, mais concretamente a Lisboa e a Sintra, em 1859. Entre outros, estiveram presentes: Clive Gilbert, sucessor de Lowndes Marques na presidência da British Historical Society of Portugal, e cuja esposa, Emma Andersen Gilbert, leu «Cruzando a barra» (unicamente na versão original); Jorge Telles de Menezes, poeta, tradutor, jornalista, director do Selene («órgão oficial» da Caminho Sentido); Maria João Costa, minha amiga, minha editora no «Poemas»; e Sérgio Franclim, meu amigo, meu colega em diversos projectos literários e igualmente poeta sintrense.
O encontro de 11 de Janeiro no Café Saudade foi objecto de referência em: (agenda cultural da) Câmara Municipal de Sintra (na página 36); e-Cultura; Região Online; Rio das Maçãs; Tudo Sobre Sintra; TYMR; ViralAgenda

Sem comentários: