terça-feira, abril 26, 2016

Obrigado: Aos alunos e aos professores…

… Da Escola EBI do Bairro do Paraíso e da Escola EB1 Dr. Sousa Martins, ambas em Vila Franca de Xira e pertencentes ao Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, que, respectivamente no passado dia 20 de Abril e hoje, 26, me receberam para me ouvir falar – e com eles conversar – sobre as causas, consequências e significados dos acontecimentos ocorridos no dia 25 de Abril de 1974. Tendo, naqueles dois estabelecimentos de ensino, estado perante crianças do 3º e do 4º anos de escolaridade, ou seja, com não mais do que 9 anos de vida, o meu ponto de partida foi o de que aquando da «Revolução dos Cravos» eu tinha exactamente aquela idade; e, embora privilegiando uma perspectiva nacional na abordagem daquele facto histórico, não deixei de incluir uma referência regional, concelhia... e até familiar, pessoal – a evocação dos irmãos Carlos e Octávio Pato, meus primos, originários de VFX, militantes do Partido Comunista Português, resistentes ao regime deposto em 1974/4/25, presos e torturados (e, no caso do primeiro, assassinado) pela PIDE. Enfim, aqui faço também um agradecimento especial a António José Fonseca, professor-bibliotecário do AEPRS, que me convidou.  

Sem comentários: