domingo, julho 17, 2016

Ocorrência: 10 anos d’«Os Novos Descobrimentos»

Foi há precisamente 10 anos – a 17 de Julho de 2006 – que eu e Luís Ferreira Lopes fizemos a primeira apresentação do nosso livro «Os Novos Descobrimentos – Do Império à CPLP: Ensaios sobre História, Política, Economia e Cultura Lusófonas». A data não foi escolhida ao acaso: então assinalava-se o décimo aniversário da criação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa… e hoje «comemora-se» o seu vigésimo aniversário.  
O lançamento decorreu na Livraria Almedina (esta também a editora da obra) do (centro comercial) Atrium Saldanha, em Lisboa. Contámos, na mesa, com as presenças – que muito nos honraram – de Adriano Moreira, Carlos Pinto Coelho (entretanto falecido), Manuel Ennes Ferreira e Nicolau Santos, que não só falaram do livro e dos temas que ele aborda(va) como também aproveitaram a ocasião para, com os autores, fazerem uma retrospectiva do que tinham sido os primeiros dez anos da existência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – algo que então não foi reconhecido por um certo comentador que, este ano, foi eleito para um muito importante cargo político.
Porém, os defeitos e as insuficiências detectadas na actuação da CPLP na sua década inicial são, em meu entender, insignificantes perante o que aconteceu na seguinte – mais concretamente, a implementação do «Acordo Ortográfico de 1990» e a admissão da Guiné Equatorial, pais onde vigora um regime ditatorial, como membro efectivo; a esperança inicial transformou-se em desilusão posterior, pelo que pouco ou nada há, da minha parte, para celebrar. (Também no MILhafre.      

Sem comentários: